Pular para o conteúdo principal

Porque diminuir a ingestão de sal de cozinha (NaCl)


Por quê deveríamos ingerir menos sal? O sal de cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), composto por 40 % de sódio e 60 % de cloro (arredondando, pois no sal de cozinha há também outros compostos,mas em bem menor quantidade). A quantidade diária recomendada de sódio para um adulto é de 1,6 a 2,3 g. Se pararmos para pensar, um arroz feito para 3 pessoas, ao adicionarmos 1 colher de sopa de sal já serão 15 g, ou seja, serão 6 g de sódio que dividido para a quantidade de arroz que cada um comerá já serão 2 g de sódio por pessoa em um único alimento e em um único horário do dia. Ai você come arroz, feijão, carne, salada e outras coisas a mais duas vezes por dia, que também contêm sal. A tarde come um salgadinho, um queijo, um pão com manteiga, e ingere mais sal ainda e esquece a quantidade de óbitos por hipertensão (que é a doença mais comum oriunda do excesso de sal) no mundo.

Segundo a sociedade brasileira de hipertensão (SBH), a porcentagem de óbitos por hipertensão cresceu 13,2% em 190 países pesquisados de 2001 a 2011. Ainda dizem:

"A hipertensão arterial é uma condição que pode provocar danos e até mesmo a morte quando não diagnosticada e controlada", comenta o presidente da SBH e do XXIII Congresso, Dr. Mario Fritsch Neves. 77% das pessoas com o primeiro episódio de AVC são hipertensas e ter a pressão alta aumenta de 4 a 6 vezes o risco de AVC. 75% das pessoas com ICC-insuficiência cardíaca congestiva tem hipertensão arterial, 69% das pessoas com primeiro IAM-infarto agudo do miocárdio tem pressão alta e a segunda principal causa de doença renal crônica é a hipertensão. Além de problemas como a disfunção erétil, demência e perda da visão.

Responsável por 9,4 milhões de milhões de mortes no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com estimativas da SBH.

A pressão alta é de fácil diagnostico e pode ser tratada e o paciente tem a chance de seguir com a vida tranquilamente incluindo novos hábitos em seu cotidiano. No entanto, a SBH estima que apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial."
Disponível em: http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=486

O que poderia ajudar? Além da diminuição de sal na alimentação pode-se também optar pelo sal light que tem 50 % menos sódio em sua formulação uma vez que é um sal formado
metade por por cloreto de sódio ( o NaCl já citado) e a outra metade por cloreto de potássio (KCl). O potássio fica muito menos tempo em nosso corpo, e além de consumir menos sódio, ele não retém tanto líquido quanto o cloreto de sódio, ajudando na prevenção da hipertensão. O problema disso tudo é que o preço é 3x maior. Mas ai cada um sabe de suas prioridades.


Outras informações:




Comentários